A Ouvidoria-Geral do Município (OGM) apresenta um balanço positivo de sua atuação nos últimos anos, com mais de 15,4 mil manifestações recebidas, entre 2020 e abril de 2024, pelos sistemas E-ouv, E-sic e Fala.BR. Esse número demonstra a importância do canal como ferramenta de comunicação entre a população e a administração pública, contribuindo para a transparência, o controle social e a melhoria da qualidade dos serviços públicos.
Até o ano de 2020, a Ouvidoria contava apenas com os sistemas E-ouv e E-sic para receber demandas. Já em 2021, com intuito de facilitar e garantir mais transparência ao atendimento, a atual gestão municipal implementou novos canais de atendimento, como celular, e-mail, WhatsApp e SMS, expandindo o acesso e fortalecendo a comunicação entre a população e a administração do município. Em 2022, para atender ainda melhor os cidadãos contagenses, o sistema Fala.BR foi adotado, unificando os canais e otimizando o processo das manifestações e ampliando a transparência.
Entre 2021 e abril de 2024, foram realizados mais de 2.900 atendimentos via WhatsApp. Desse total, o número de elogios quase triplicou em relação a 2020, somando 413 elogios. As solicitações/demandas e as comunicações também se destacaram, com mais de 1.300 manifestações.
Em 2024, a Ouvidoria recebeu, até abril, 861 manifestações, das quais 93,38% foram respondidas. Das manifestações, as comunicações (23,81%) foram as que mais se destacaram e tiveram 96,59% delas respondidas. As reclamações (36,12%), tiveram 91,64% de respostas. Já as solicitações (19,28%) e denúncias (11,61%) também apresentaram bons índices, com 92,17% e 94% de retorno, respectivamente.
Neste período, o WhatsApp se consolidou como o canal mais utilizado, com 49,69% dos atendimentos recebidos. O telefone e o e-mail também seguem como opções relevantes, com 7,94% e 14,67%, respectivamente. O Fala.BR registrou 25,72% das manifestações.
O ouvidor-geral do município, Varley Souza, destacou que a Ouvidoria busca solucionar os problemas de forma ágil e eficaz, promovendo o diálogo entre o cidadão e o poder público. "A Ouvidoria é a voz do cidadão, buscando pela melhoria dos serviços públicos prestados, por meio do recebimento das demandas formuladas pela população. Recebemos sugestões, reclamações, elogios, solicitações e denúncias, além dos pedidos de informações que têm como fundamento a Lei de Acesso à Informação. Assim, a Ouvidoria aproxima ainda mais os moradores do Executivo Municipal. É um genuíno exercício de cidadania".
Ouvidoria Itinerante
Desde 2022, o projeto percorreu as oito regiões do município, levando informações, in loco, sobre os serviços e canais de comunicação do órgão, além de coletar demandas, sugestões dos cidadãos e sensibilizar a população sobre a importância da participação popular na gestão pública.
Em 2023, a Ouvidoria Itinerante integrou a Rede Mineira de Ouvidorias Públicas, participando de eventos em Belo Horizonte e expandindo sua atuação para além das fronteiras da cidade. As ações também se estenderam aos restaurantes populares, levando informações e facilitando o acesso aos serviços públicos para a população mais vulnerável.
Neste ano, a Ouvidoria Itinerante segue em ação, já tendo visitado sete das oito regiões do município. Além de informar os cidadãos sobre seus direitos e deveres, o projeto já coletou 32 manifestações, que foram encaminhadas às respectivas secretarias para providências.
Para registrar uma manifestação na Ouvidoria, utilize um dos seguintes canais:
Telefone: 0800 031 31 88
WhatsApp: (31) 3391-1061
E-mail: ouvidoria.cidadao@contagem.mg.gov.br
Presencialmente: segunda a sexta-feira - 8h às 17h na Av. João César de Oliveira, 6620 - bairro Beatriz, Contagem
Para saber mais sobre a Ouvidoria-Geral do Município de Contagem, acesse o site: https://portal.contagem.mg.gov.br/ouvidoria-geral/